Comparativo de taxas de juros entre cheque especial e crédito consignado

Taxa de juros: cheque especial x crédito consignado

Conhecer as taxas de juros das opções de crédito disponíveis é muito importante para escolher a melhor para você. Isso porque existem grandes diferenças entre as taxas de juros praticadas no mercado de acordo com a modalidade de crédito. Por isso, neste artigo, trataremos sobre a diferença entre as taxas de juros cobradas no cheque especial e no crédito consignado.

Quais são as taxas de juros cobradas pelo cheque especial e pelo crédito consignado?

1. Cheque especial

O cheque especial é um limite de crédito pré-aprovado pelo banco. Ele é utilizado quando não há mais saldo disponível na conta para realizar pagamentos ou saques, por exemplo. Sendo assim, muitas pessoas acabam utilizando o cheque especial até sem querer, já que ele está sempre disponível na conta.

Para realizar o pagamento do cheque especial, basta realizar um depósito na sua conta corrente. Mas o problema é que os juros cobrados sobre o cheque especial são altíssimos, sendo uma das maiores taxas de juros praticadas pelo mercado.

Em 2017, segundo dados do Banco Central, as taxas de juros cobradas sobre o cheque especial giraram em torno de 317% ao ano, ou seja, 12,64% ao mês.

2. Crédito consignado

O crédito consignado é um crédito concedido pelas instituições financeiras a aposentados e pensionistas do INSS, militares das Forças Armadas e, também, trabalhadores de empresas privadas.

Nessa modalidade, o tomador pode comprometer até 35% da sua renda. Sendo 30% na forma de empréstimo consignado e 5% através do cartão de crédito consignado. Seu pagamento é indireto, ou seja, ele é descontado diretamente da folha, o que dá segurança para quem empresta.

Por isso mesmo, as taxas de juros do crédito consignado são as mais baixas do mercado. Segundo o Banco Central, em 2017, as taxas de juros cobradas sobre o crédito consignado foram de 2,08% ao mês, o que corresponde a cerca de 24,96% ao ano.

Tabela de comparação: taxa de juros cheque especial x taxa de juros crédito consignado

Modalidade Taxa de Juros ao Mês Taxa de Juros ao Ano
Cheque Especial 12,64% 317%
Crédito Consignado 2,08% 24,96%

Fonte: Banco Central
*Valores aproximados com base em estimativa feita pelo Banco Central em 2017.

No caso de aposentados e pensionistas do INSS, não há dúvida: a melhor opção é o crédito consignado. Além dos juros baixos, do limite de comprometimento de renda e do pagamento indireto, o empréstimo consignado é super fácil de ser contratado, até mesmo para quem está com o nome sujo.

Com o crédito consignado, você pode quitar suas dívidas, reformar a casa ou até mesmo fazer aquela viagem que sempre quis. 🙂

Interessado? Faça agora mesmo a simulação do seu empréstimo consignado.

Simular empréstimo consignado agora

Crédito Consignado

Gostou do nosso artigo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *