Cuidados para evitar lesões em pessoas com osteoporose

Osteoporose: saiba quais cuidados tomar para evitar lesões

Segundo a International Osteoporosis Foundation, a osteoporose causa uma fratura a cada três segundos, contabilizando nove milhões de fraturas ao ano. Apenas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, 121.700 fraturas ocorrem anualmente por conta da doença.

A osteoporose é uma doença que causa a diminuição da massa óssea, o que torna os ossos fracos e extremamente sensíveis, quebrando-se com traumas pequenos e até mesmo de maneira espontânea. O mal acomete principalmente mulheres a partir dos 50 anos de idade, mas também atinge homens e mulheres mais jovens.

Por conta do envelhecimento, pessoas idosas já são propensas a quedas e lesões em ossos cuja recuperação é muito lenta. Quando são acometidas pela osteoporose, o risco de se machucar é ainda maior. Por isso, trazemos neste artigo alguns cuidados a serem tomados de modo a evitar acidentes.

Osteoporose: cuidados para evitar quedas

1. Utilize sapatos e roupas adequados

Uma maneira de evitar a queda de idosos é utilizar sapatos fechados, que se adaptam bem aos pés e possuem solado antiderrapante. Roupas compridas e largas também devem ser evitadas, porque podem causar tropeções.

2. Ilumine bem a casa

Manter a casa bem iluminada com lâmpadas fluorescentes também pode auxiliar a evitar quedas. No caso dos quartos, é importante manter um interruptor de luz próximo à cama, para que a locomoção no escuro não seja necessária em nenhum momento.

3. Tenha móveis firmes e seguros

Os móveis também devem se adequar à sua realidade enquanto idoso. Ajuste a altura da cama, tenha um colchão firme e opte por sofás altos e poltronas com braços.

4. Faça adaptações no banheiro

O banheiro é um lugar muito perigoso para idosos, por se tratar de um espaço escorregadio por natureza. Para evitar quedas nesse ambiente, é importante instalar barras de apoio laterais, aumentar a altura do vaso sanitário e utilizar tapetes emborrachados antiderrapantes. Também é importante diferenciar as cores do vaso sanitário e da que é utilizada no chão.

5. Atente-se aos detalhes da casa

Evite deixar fios e bagunça no chão, especialmente nos corredores. Busque utilizar apenas tapetes fixos e não encere o chão. Com esses cuidados, o risco de quedas diminui consideravelmente.

6. Cuide da sua saúde

Busque manter uma alimentação balanceada e rica em cálcio e vitamina D. Além disso, alongue-se conforme as orientações do seu médico e vá ao oftalmologista anualmente, para manter o grau dos óculos ajustados às suas necessidades.

Saiba mais sobre qualidade de vida na terceira idade

A terceira idade é um momento muito especial da vida, em que cuidados diferentes devem ser tomados e novas oportunidades devem ser aproveitadas. Para continuar lendo mais sobre qualidade de vida nessa fase, acompanhe o blog da Prestho.

Ver blog

Melhor idade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *