5 dicas para melhorar a qualidade de vida após os 60

5 dicas para melhorar a qualidade de vida após os 60

Qualidade de vida é algo que todas as pessoas buscam. No caso dos idosos, então, nem se fala: envelhecer com qualidade de vida é um desejo comum a todos.

Por mais que isso pareça um desafio, não precisa ser. A terceira idade é o momento de aproveitar ao máximo o que a vida tem a oferecer. Afinal, é agora que você tem tempo e condições financeiras para isso!

Então, siga essas dicas e tenha uma excelente qualidade de vida na terceira idade:

1. Aproveite seu tempo livre

Depois de tanto tempo trabalhando, é hora de aproveitar sua aposentadoria para descansar. Isso não quer dizer que você tenha que ficar ocioso, mas sim que, finalmente, você tem tempo para se dedicar às atividades de que gosta.

Pintura, jardinagem, viagens, reforma de casa, trabalho voluntário. Agora você pode fazer o que sempre quis, mas que, por conta do trabalho ou dos filhos, não pôde fazer antes. Essas atividades, além de proporcionarem prazer, também impedem que você passe muito tempo à toa.

Tudo isso contribui para sua qualidade de vida, te deixando mais ativo e mais feliz.

2. Faça exercícios físicos

Parece clichê e é. Exercícios físicos são um ótimo caminho para melhorar a qualidade de vida! Durante a terceira idade, é preciso escolher exercícios adequados para sua saúde.

Caminhada, natação, hidroginástica, yoga, ciclismo… Não importa qual seja sua favorita, é importante escolher uma atividade e fazê-la pelo menos duas vezes durante a semana.

As atividades físicas fazem bem para a saúde e ajudam no controle do peso e da pressão arterial, na mobilidade e ainda melhoram a capacidade respiratória e cardiovascular!

3. Alimente-se bem

Com a idade, mudanças no metabolismo e nos hormônios tornam ainda mais necessário alimentar-se bem. Por isso, invista em uma alimentação equilibrada, variada e rica em vitaminas, fibras e nutrientes.

Também é importante diminuir a quantidade de sal na comida, diminuir a ingestão de doces e passar a beber, pelo menos, dois litros de água diariamente.

Esses hábitos vão fazer seu corpo funcionar melhor e te manter mais disposto e saudável.

4. Passe tempo com quem você gosta

Passar tempo junto de quem você gosta também é importante para melhorar sua qualidade de vida, trazer alegria e tranquilidade.

Aproveite sua aposentadoria para realizar viagens em família, passeios, visitas e recepções em sua casa. Convide amigos para realizar exercícios físicos ou outras atividades junto com você.

5. Organize sua vida financeira

A qualidade de vida não depende só de estar bem com o seu corpo, é preciso também estar com a cabeça tranquila. Por isso, ter uma vida financeira organizada é fundamental. A aposentadoria traz o benefício de ter uma renda previsível e a possibilidade de conseguir crédito consignado, por exemplo.

Essa segurança e a facilidade de realizar empréstimos te auxiliam a ter uma vida financeira mais estável, quitando dívidas e, ainda, a realizar os seus sonhos: como reformar a casa, viajar ou comprar um carro zero.
Não sabe o que é crédito consignado e não conhece o seu direito enquanto aposentado ou pensionista para obtê-lo? A Prestho te ajuda.

Conheça a Prestho?

Melhor idade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *