Artigos e dicas para viver a melhor idade

Como se prevenir contra os novos golpes na hora de contratar um empréstimo

Infelizmente, cada vez mais golpistas têm aproveitado a internet para tentar enganar aposentados e pensionistas do INSS. Em momentos de crise financeira causada pela pandemia do novo coronavírus, essa situação pode aumentar ainda mais, pois mais pessoas necessitam de empréstimo para aliviar o impacto financeiro causado neste momento.

Neste artigo, vamos mostrar para você o que é necessário avaliar para não cair em golpes de empréstimo na internet. Continue a leitura!

Saiba como identificar um golpe de empréstimo

É claro que existem instituições financeiras confiáveis, que oferecem seus serviços seguindo todas as regras do governo federal, Banco Central e INSS. Por isso, é importante reconhecer como atua uma empresa séria e, assim, identificar rapidamente quem está tentando dar um golpe.

Identificação de funcionários

É comum que supostos “funcionários” entrem em contato fora dos meios oficiais de comunicação de uma empresa. Fingem que trabalham nessas instituições, mas fazem abordagem utilizando redes sociais não oficiais como: WhatsApp, Facebook, email, etc… 

Isso já é motivo de desconfiança. Se você ainda não tiver certeza, entre em contato com a empresa através dos canais oficiais – disponíveis nos sites – e tire sua dúvida. Isso é importante para não cair em qualquer conto do vigário.

Informações de contato e dados da empresa

Ao procurar por empréstimo consignado pela internet, avalie se o site tem informações confiáveis e canais de contato. Veja se a empresa divulga telefone, WhatsApp, email para que você possa tirar dúvidas. 

Informações como CNPJ, endereço também são muito importantes. Assim, você pode consultar se existem reclamações sobre a empresa e qualquer risco para você. Empresas sérias sempre divulgam esses dados em seus sites oficiais.

Nada de pagamento antecipados

Todos os valores que devem ser pagos ao contratar um empréstimo devem estar claramente inseridos em todas as documentações e como parte do Custo Efetivo Total (CET). Tudo deve ficar muito claro para o consumidor. No caso do empréstimo consignado, o pagamento das parcelas é debitado diretamente do benefício, ou seja, não tem que ser feito nenhum depósito antecipado para que o crédito seja liberado.

Veja só as tarifas que podem ser cobradas durante um empréstimo:

  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) – que está isento durante a pandemia;
  • Taxas administrativas em geral;
  • Taxa de análise de crédito;
  • Taxa de juros;
  • Taxa de manutenção de cadastro;
  • Demais taxas (devem estar no contrato e bem detalhadas).

O Custo Efetivo Total deve ter seu valor dividido durante o prazo de pagamento da operação e embutido na prestação a ser paga mensalmente. Essas taxas devem ficar bem explícitas desde o momento da contratação.

Portanto, nenhuma taxa deve ser paga antecipadamente. Se alguém ou uma suposta instituição financeira estiver cobrando pagamentos antes da aprovação do contrato, é muito provável que se trate de um crime de estelionato.

Nunca recorra a um agiota

Muitas pessoas procuram agiotas pois estão com o nome negativado e não conhecem outras possibilidades. Além da agiotagem ser crime, sempre são cobrados juros muuuito abusivos. Isso não é legal para você e nem para o seu bolso.

Como a cobrança de agiotas não é legal, eles não podem recorrer à justiça para cobrar a inadimplência. E é muito comum os relatos de violência como forma de garantir o recebimento da dívida.

Na Prestho, você pode confiar

A Prestho nasceu digital com o propósito  de facilitar o acesso das pessoas ao crédito consignado através da tecnologia. Por isso, o processo de contratação de crédito aqui é 100% digital. E não se preocupe: aqui você encontra todas as nossas informações legais e formas de contato. Todo o site é construído para segurança das suas informações. Levamos muito a sério a proteção de seus dados.

A Prestho é um fintech que tem parcerias com instituições financeira renomadas. Com nossa tecnologia você irá conhecer uma nova forma de contratar um cartão ou empréstimo consignado. Fila de banco nunca mais! Você simula e contrata a qualquer hora, de qualquer lugar, inclusive aos finais de semana e de madrugada. 

Nosso principal produto é o crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS e também servidores federais ativos e inativos. Não fazemos consulta ao SPC e Serasa. Mesmos as pessoas negativadas podem aproveitar os benefícios que a Pretho tem.
Quer descobrir agora se temos uma oferta disponível para você? Faça uma simulação sem compromisso e conheça a tecnologia da Prestho!