Artigos e dicas para viver a melhor idade

Contas para pagar? Saiba como dormir tranquilo!

As contas estão tirando o seu sono? Veja como resolver!

O que todo mundo quer é chegar na hora de dormir, deitar e descansar tranquilamente, com uma boa noite de sono. Mas nem tudo são flores e, quando há situações que geram preocupação, seu descanso merecido fica comprometido. Quando as contas vão se acumulando, isso fica pior. Mas como resolver?

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como colocar suas contas em dia e poder dormir como uma pedra, em paz. Continue a leitura!

O endividamento está aumentando entre os idosos

Essa realidade está se tornando comum para mais idosos. É o que uma pesquisa divulgada pelo Serasa Experian em janeiro de 2020 apontou. Enquanto o crescimento da inadimplência na população em geral foi de 3,5%, entre a população acima de 60 anos, esse número foi três vezes maior.

Atualmente, o endividamento atinge 36,5% dos idosos brasileiros, no total. São quase 10 milhões de pessoas!

Com a crise econômica e o desemprego, muitos idosos tiveram que socorrer suas famílias e, por isso, contraíram mais dívidas que não conseguiram pagar em dia.

Como resolver esse problema e colocar as contas em dia?

Muitas vezes, quando se está numa situação como essa, com muitas contas para pagar, parece difícil enxergar uma saída. Mas é preciso calma para entender melhor e conseguir traçar um plano para sair desse momento. Para ajudar nessa tarefa de pagar as contas em dia, temos algumas dicas. Confira:

1ª – Faça seu planejamento financeiro

Parece simples indicar isso, mas é verdade que muitas pessoas ainda não fazem! Anote no papel todas as suas contas mensais, considerando o necessário para você viver e as parcelas das suas dívidas. Anote também todas as suas fontes de renda, como o benefício do INSS e até o dinheiro que você sempre ganha fazendo bicos.

Conseguiu fazer as contas? O ideal é que você consiga ganhar mais dinheiro do que gasta durante o mês.

2ª – Veja o que você pode fazer para equilibrar as suas contas

Se depois de fazer os cálculos, você viu que suas contas continuam maiores, é preciso tomar alguma ação urgente!

Primeiro, corte tudo que não é essencial. Você pode diminuir seus pedidos por delivery, cancelar assinatura de revistas, jornais e TV… Até você conseguir colocar suas contas em dia, você precisa fazer certos sacrifícios.

3ª – Empréstimo consignado é uma excelente alternativa!

Se ainda assim, você não conseguir colocar suas contas em dia, tá na hora de procurar outras alternativas de crédito que sejam mais interessantes para você. E o empréstimo consignado é uma excelente alternativa!

Essa modalidade de crédito é especial para aposentados e pensionistas do INSS porque possui taxas beeem menores que outras modalidades e o valor é debitado diretamente do seu benefício.

E, pra você também não se descontrolar com o crédito consignado, o governo estipulou que você só pode usar até 30% do seu benefício com o empréstimo (mais 5% disponível para o cartão de crédito consignado).

É muito melhor para você contratar um empréstimo consignado do que ficar pagando as taxas de juros do rotativo do cartão de crédito ou cair no cheque especial do banco.

Veja só o comparativo entre as taxas:

Contas para pagar | Gráfico comparativo de taxa de juros

Conte sempre com a Prestho!

Quer ver como um empréstimo consignado pode ajudar você nesse momento? Faça uma simulação!

Você pode sempre contar com a Prestho, pro que der e vier. Assim você pode puxar uma palha, sem se preocupar com as contas.

Aproveite para conhecer o nosso blog e acompanhar nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade: Facebook e Instagram.

Quer mais algumas dicas para equilibrar o seu orçamento? Baixe nossa Lista de Tarefas!

Baixe agora! Lista de Tarefas: Veja como colocar suas contas em dia!