Artigos e dicas para viver a melhor idade

Governo altera a taxa de juros do crédito consignado

Governo reduz a taxa de juros do crédito consignado

Para ajudar a combater a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, o governo federal está promovendo uma série de mudanças para facilitar o acesso ao crédito consignado.

Neste artigo vamos mostrar para você quais as alterações que já estão em prática e o que logo deve entrar em vigor. Continue a leitura!

Taxa de juros mais baixa

Aposentados e pensionistas do INSS agora vão contar com uma taxa de juros mais barata. Dessa forma, vai ficar mais barato pra você.

Segundo o Ministério da Economia, a expectativa é que essas mudanças coloquem R$ 25 milhões na economia brasileira. Vale lembrar que estas medidas só valem para aposentados e pensionista que recebem benefício do INSS.

Taxa de juros do empréstimo consignado

Para o empréstimo consignado, a taxa de juros está sendo reduzida de 2,08% para 1,8% ao mês. Esse é o novo teto da taxa, ou seja, esse é a porcentagem máxima que uma instituição financeira pode cobrar. 

Mas é importante lembrar que esse não é o único valor que incide sobre uma operação de empréstimo consignado, mesmo sendo um dos mais importantes. O valor final é definido pelo CET (Custo Efetivo Total). Nem precisa se preocupar: no contrato, todos esses valores são descritos para você. Não tem erro.

Novas taxas de juros do Crédito consignado: empréstimo consignado

Taxa de juros do cartão de crédito consignado

Para o cartão de crédito consignado, a taxa de juros também está caindo! O rotativo era de 3,03% ao mês. Agora passa a ser de 2,7%.

O cartão de crédito consignado já era uma alternativa muito mais interessante do que os cartões convencionais. Com essa taxa mais baixa, ficou ainda melhor.

Novas taxas de juros do Crédito consignado: cartão de crédito consignado

Mais tempo pra pagar

Outra mudança feita pelo governo federal foi no prazo total para parcelamento do empréstimo consignado. Antes, era de 72 meses (6 anos). A mudança esticou o prazo para 84 meses (7 anos no total).

Isso significa que você tem muito tempo para pagar. Com as mudanças já feitas na taxas de juros, as parcelas vão ser menores e esticadas por mais tempo, para facilitar o seu controle financeiro.

IOF zerado durante a pandemia

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de empréstimo também foi modificado pelo governo federal através de um decreto. Ele está zerado. Até então, o valor para essas operações de crédito era de 3% ao ano. 

Essa decisão vale, inicialmente, por 90 dias – considerando de 1 de abril de 2020 (quando o decreto foi publicado) até 29 de junho de 2020. Essa medida pode ser esticada, dependendo do cenário econômico e da atualização do decreto pelo governo federal. 

Nova margem consignável

Mudanças na margem consignável: empréstimo e cartão de crédito consignado

O governo federal também propôs uma mudança na margem consignável. Para o cartão de crédito consignado, não há alteração, ou seja, a margem continua sendo 5% do benefício. Já para o empréstimo consignado, a proposta é aumentar de 30% para 35%.

Isso significa que serão 40% disponíveis para crédito consignado no total.

No entanto, o projeto ainda aguarda votação e aprovação no Congresso Nacional. Assim que aprovado e validado pelo presidente, a nova margem consignável passa a valer. 

Continue acompanhando a Prestho!

Aposentados e pensionistas do INSS – os idosos no geral – estão no topo do grupo de risco do novo coronavírus. Por isso, a tecnologia é um grande aliado nesse momento, ajudando a manter a rotina e resolver as atividades do cotidiano sem sair de casa. E não é diferente com os serviços financeiros.

A Prestho, pensando nas necessidades dos aposentados e pensionistas, redobrou suas ações para atualizar e personalizar seus processos. Além disso, intensificou seus canais de atendimento e lançou um aplicativo para garantir que seus clientes consigam simular e contratar com segurança um empréstimo consignado ou até mesmo esclarecer qualquer dúvida sobre assunto, sem sair de casa. Dessa forma, queremos contribuir para todos, principalmente os idosos, preservem a sua saúde e da população ao redor. 

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o crédito consignado? Estamos sempre trazendo informações úteis para os aposentados, como saúde, direitos dos idosos, facilidades da tecnologia e muito mais. Assine agora nossa newsletter. 

Sempre que houver mudanças no empréstimo consignado, divulgamos no nosso blog e nas nossas redes sociais. Acompanhe a gente: blog | Facebook | Instagram.