Artigos e dicas para viver a melhor idade

Empreendedorismo na terceira idade: 5 passos para você começar

Empreendedorismo na terceira idade: 5 passos para você começar

Parece uma contradição iniciar um novo projeto depois que a sua aposentadoria está sacramentada, não é mesmo? Mas, pode diversas razões, o empreendedorismo na terceira idade está ganhando cada vez mais espaço. Nunca é tarde para recomeçar!

De acordo com um estudo do Sebrae, os donos de negócio com mais de 65 anos correspondem a 7% do total no país. São cerca de 2,2 milhões de empreendedores seniores no Brasil.

E a expectativa é que esse número cresça ainda mais! O IBGE projeta que, até 2060, um terço da população será idosa. Por isso, é preciso se preparar, pois continuar trabalhando continuará sendo uma realidade.

Neste artigo, vamos falar porque empreender pode ser uma boa pra você e mostrar 5 passos para você começar a trilhar esse caminho. Continue a leitura sobre empreendedorismo na terceira idade!

Empreender é uma ótima oportunidade para complementar sua renda

Para muitos aposentados, é preciso conquistar uma graninha extra todo mês. Apenas o benefício da aposentadoria é insuficiente para dar conta das despesas. Por isso, é preciso procurar alternativas.

Abrir um novo negócio é um trabalho árduo e exige muito tempo de dedicação. No entanto, pode dar mais independência financeira.

É preciso ter planejamento e muita clareza do que quer para colocar em prática, não é mesmo?

Para ajudar você aflorar seu lado empreendedor e meter a mão na massa, listamos 5 passos para iniciar seu plano de sucesso de empreendedorismo na terceira idade. Confira só!

1. Conheça o seu mercado e estude estratégias

Para começar um novo negócio, é preciso entender bem qual o mercado que você irá atuar. Mesmo que você tenha uma experiência anterior, é preciso desenvolver um conhecimento mais amplo.

Descubra quais são os seus concorrentes, avalie os locais mais interessantes para você atuar, considere também as estratégias que você precisa fazer para conquistar seus primeiros clientes.

2. Faça o planejamento do seu novo negócio

Você já ouviu falar que apressado come cru, não é? Pois é! Na hora de empreender, esse ditado popular também se aplica sim.

Antes de já começar a trabalhar, faça o seu planejamento! Defina o seu investimento, o seu horário de trabalho, de que forma vocÊ vai oferecer seu produto ou serviço.

3. Busque capacitação

Você já conhece o mercado em que atuar? Pode ser que você tenha trabalhado com isso a vida toda, mas ainda não tinha assumido uma função de proprietário. Por isso, é importante se capacitar e atualizar.

Busque fazer cursos, como por exemplo, os oferecidos pelo Sebrae. Na sua plataforma online, os cursos são 100% gratuitos e vão te ajudar muito nessa nova jornada. Você pode aprender sobre ferramentas de marketing, controle de fluxo de caixa, captação de recursos, desenvolvimento de negócios inovadores, entre tantos outros!

Além disso, existem muitas outras atividades do Sebrae, como palestras, cursos e eventos.

Você também pode procurar cursos de atualização sobre a sua atividade. Sempre existem novidades para aprender, não é mesmo?

4. Procure explorar sua experiência e rede de contatos

Como você tem uma vida toda de trabalho, você pode aproveitar o seu relacionamento com empresas e profissionais para impulsionar o seu novo negócio.

Assim, você pode contar com fornecedores e/ou novos clientes. Assim, você consegue divulgar rapidamente sua empresa e relacionar com a experiência e reconhecimento que você já possui.

5. Separe muito bem suas finanças pessoais das contas da sua empresa

Começar um negócio na terceira idade ajuda a aproveitar o tempo ocioso com a aposentadoria e complementar a sua renda. Mas é importante não fazer confusão entre os seus gastos pessoais e as contas da sua empresa.

Por isso, lembre-se de colocar os gastos em planilhas separadas. Você também deve definir um pró-labore – que é o salário do empresário. Assim, você sabe qual o valor que vai complementar a sua renda e a receita da empresa fica separada.

Continue acompanhando o blog da Prestho

Gostou das nossas dicas? Aqui sempre tem novidades sobre aposentadoria, estilo de vida, direitos dos idosos, empréstimo consignado e muito mais. Acompanhe pelas redes sociais para não perder nada: Facebook e Instagram!