Artigos e dicas para viver a melhor idade

Aplicativos para idosos: veja 9 dicas para facilitar sua vida | Prestho

9 aplicativos para facilitar a vida dos idosos

Com a internet, muitas atividades da vida estão ficando mais práticas, não é mesmo!? Hoje em dia, é fácil pedir comida, comprar roupas, fazer encomendas… tudo online. Além disso, existem muitos aplicativos para facilitar a vida dos idosos, buscando atender suas necessidades e gostos. Você tem algum desse tipo baixado no seu celular?

Neste artigo, falamos um pouco dos recursos de acessibilidade e fizemos uma lista com nove aplicativos que foram pensados para tornar a vida dos idosos mais fácil – ou que, mesmo que as pessoas da melhor idade não seja o público principal, ainda oferecem diversos benefícios para este grupo. Confira!

Recursos de acessibilidade nativos

Muitos celulares contam com os chamados “recursos de acessibilidade” instalados de fábrica. Com eles, é possível aumentar o tamanho dos textos, permitir a ampliação da tela como uma lente de aumento, inversão de cores (caso para quem tem dificuldade para enxergar com muita luminosidade ou possui daltonismo, por exemplo), adicionar legendas automaticamente, entre outros.

No entanto, nem sempre isso é o suficiente ou oferece recursos mais procurados por algumas pessoas.

Aplicativos para terceira idade

Veja só 9 aplicativos úteis para os idosos que apresentamos nesta lista:

1. iDosos

Aplicativos para idosos: veja 9 dicas para facilitar sua vida | iDosos

Não tem experiência nenhuma em utilizar um smartphone? Esse app pode ser uma excelente alternativa pra você! O iDosos ensina você a usar seu celular com tutoriais rápidos.

Assim, você vai ficar craque em fazer ligações, enviar mensagens, adicionar contatos, registrar na agenda e configurar alarmes… Entre tantas outras funções! Baixe o iDosos para o seu celular Android.

2. Big Launcher

Aplicativos para idosos: veja 9 dicas para facilitar sua vida | Big Launcher

Se você acha que o seu celular tem coisa demais que você não usa na maioria das vezes ou tem mais dificuldade para enxergar, esse app pode ser uma excelente alternativa para você.

Esse aplicativo deixa os ícones grande e permite personalizar a tela inicial, ajustar os botões, mostrar os apps mais usados e mostra teclas de emergência. Está disponível apenas para dispositivos Android. Baixe o Big Launcher na Play Store.

Smartphones com sistema operacional iOS não permitem mudanças na interface como as que o Big Launcher faz.

Outros aplicativos com uma proposta parecida, mas com uma aparência diferente, temos CPqD Facilita, Sênior Phone e Phonotto.

3. Duolingo

Aplicativos para idosos: veja 9 dicas para facilitar sua vida | Duolingo

O Duolingo é um app de aprendizado de idiomas. Além da sua função educacional, as lições são apresentadas como joguinhos, o que estimula o sistema cognitivo. 

É uma excelente ferramenta para passar o tempo e aprender simultaneamente. Está disponível na Play Store e Apple Store.

4. LastPass

Aplicativos para idosos: veja 9 dicas para facilitar sua vida | LastPass

Tem dificuldade de lembrar todos as senhas que precisa para acessar cada conta em redes sociais, email, sites de compras? Quem nunca esqueceu, que atire a primeira pedra. Existem apps que ajudam a organizar todos as suas “passwords” num único lugar. Esse é o caso do LastPass.

No seu “cofre” do app, você consegue logar em todos os outros apps e sites, gerar senhas mais complexas e compartilhar acessos. Está disponível para Android e iOS.

5. Lembrete de Remédios

Aplicativos para idosos: veja 9 dicas para facilitar sua vida | Lembrete de Remédios

Para cuidar da nossa saúde, muitas vezes, temos que tomar vários remédios ao longo do dia. Mas é sempre um desafio lembrar de tudo, não é mesmo? É pra isso que existe o app Lembrete de Remédios ou My Therapy.

Com esse aplicativo, você cadastra os remédios que você tem que tomar, recebe notificações de horários, controla o seu estoque e também registra o seu o seu bem-estar (pressão, batimentos cardíacos e muito mais). Disponível para baixar na Play Store e Apple Store.

6. Idoso Ativo

Aplicativos para idosos: veja 9 dicas para facilitar sua vida | Idoso Ativo

Em qualquer fase da vida, fazer atividades físicas é importante para manter a saúde do corpo. Na terceira idade, não é diferente. Essa é a proposta do app Idoso Ativo.

Com ele, idosos podem realizar diversas atividades elaboradas por fisioterapeutas, focando nos membros inferiores. A ideia é melhor o controle da postura, do equilíbrio e da marcha. É importante respeitar os próprios limites do corpo e evitar os excessos. Baixe o aplicativo para Android e iOS.

7. Cartilha do Idoso

Aplicativos para idosos: veja 9 dicas para facilitar sua vida | Cartilha do Idoso

Você conhece todos os seus direitos? Às vezes, a gente fica perdido no meio do linguajar técnico das leis, não é mesmo!? É por isso que dois grupos da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveram a Cartilha do Idoso.

Nesse app, você encontra diversas informações numa linguagem muito mais acessível. Você encontra informações sobre saúde, finanças, aposentadoria e outros benefícios. Baixe no seu Android.

8. Coronavírus – SUS

Aplicativos para idosos: veja 9 dicas para facilitar sua vida | Coronavírus - SUS

Durante a pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde disponibilizou o app Coronavírus – SUS. A ideia é conscientizar a população sobre a Covid-19 com informações atualizadas e sobre os serviços de saúde.

Você encontra descrição dos sintomas, como se prevenir, o que fazer se estiver com suspeita de Covid-19, mapa com as unidades de saúde mais próximas e uma área com notícias atualizadas sobre a pandemia no Brasil e no mundo. 

Você pode baixar o app para Android e iOS.

9. Prestho

Aplicativos para idosos: veja 9 dicas para facilitar sua vida | Prestho

A Prestho também conta com um aplicativo gratuito para você. Aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais conseguem acesso seguro e rápido ao crédito consignado

Sem sair de casa, você pode simular e contratar seu empréstimo ou cartão consignado totalmente digital. E você acompanha todo o processo pelo app, até que o valor seja depositado na sua conta.

E nada de letrinhas miúdas: tudo está explicadinho e fácil de entender. Seu crédito consignado agora na palma da sua mão! Baixe agora o app para Android.