Artigos e dicas para viver a melhor idade

Coloque suas dívidas em dia: veja as vantagens de um Empréstimo Consignado

Aposentados e pensionistas sempre enfrentam desafios para manter as contas em dia. É preciso fazer um bom planejamento financeiro e conhecer todas as alternativas para não cair numa cilada. Por isso, as vantagens de um empréstimo consignado são grandes atrativos para quem recebe o benefício do INSS.

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais sobre planejamento financeiro, empréstimo consignado e como avaliar o melhor momento para você contratar um. Continue a leitura!

Aposentados e pensionistas precisam fazer planejamento financeiro

Na Prestho, sempre batemos bastante na tecla do planejamento financeiro. Esse item é essencial para garantir que você consiga honrar suas dívidas e planejar a realização dos seus sonhos, não é mesmo?

Não tem erro: é preciso anotar tim-tim por tim-tim todos os seus gastos, saber por quanto tempo se estende suas dívidas parceladas e qual é a sua média mensal com itens necessários, como alimentação, moradia, energia elétrica, transporte, entre outros.

Desta forma, fica mais fácil saber quanto você pode gastar no passeio de fim de semana. Ou, melhor ainda, como se planejar para a viagem dos seus sonhos ou a reforma da sua casa.

Ouça agora! Podcast: Benefícios para os aposentados

Ainda assim, sabemos que existem situações imprevisíveis e emergências que fogem do nosso controle. Para não ficar atolado em dívidas, é preciso conhecer as alternativas e saber definir qual a melhor para você.

Entenda porque o empréstimo consignado é a melhor opção para beneficiários do INSS

O empréstimo consignado é uma excelente alternativa de empréstimo pessoal, disponível apenas para algumas categorias, como por exemplo aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.

São várias as vantagens do empréstimo consignado. Veja só:

Taxas mais baixas

As tarifas do empréstimo consignado são mais baixas que muitos outros modelos de empréstimo pessoal. Além disso, compensam muito mais do que os juros praticados por outros serviços financeiros.

Os juros do rotativo dos cartões de crédito convencionais podem chegar a 16%. Esse é um dos números apontados no relatório de dezembro de 2019 apresentado pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Mesmo que haja alguma alteração, ainda são números muitos altos.

O cheque especial, por exemplo, também possui taxas elevadas. Podem chegar até 19%. O governo federal definiu o limite de 8% para 2020, mas permite cobrança de uma outra taxa mesmo quando o cliente não utiliza esse limite.

Ajuda a quitar dívidas mais altas

Justamente por contar com taxas mais baixas, o empréstimo consignado ajuda você a se livrar das contas mais altas.

Como muita gente ainda não faz uma pesquisa mais detalhada antes de contratar um crédito pessoal, pode cair nessas armadilhas.

Em vez de ficar preso nos juros do cheque especial, por exemplo, você quita essa conta e paga taxas beeeem menores.

Nada de tomar susto: você já sabe quanto irá pagar

Com o empréstimo consignado, não tem surpresa no pagamento das parcelas. O desconto é feito diretamente no benefício ou no seu contracheque. Você já sabe quanto irá pagar.

Além do empréstimo consignado contar com parcelas fixas até o final do contrato, o valor também não ultrapassa a Margem Consignável. Isso significa 35% do seu benefício ou salário – 30% para as parcelas e mais 5% disponível exclusivamente para utilizar com um cartão de crédito consignado.

Sabendo quanto do seu orçamento fica comprometido com parcelas do empréstimo consignado, fica mais fácil fazer o planejamento financeiro.

Quer saber mais sobre Empréstimo Consignado? Fique por dentro da Prestho

O blog da Prestho tem sempre artigos com informações fresquinhas sobre empréstimo consignado, aposentadoria, estilo de vida, direitos dos idosos e muito mais.

Continue lendo o site e acompanhe as redes sociais da Prestho: Facebook e Instagram.

Ouça agora! Podcast: Benefícios para os aposentados