Artigos e dicas para viver a melhor idade

7-Mitos-Sobre-Emprestimo-Consignado

7 mitos sobre Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado é uma alternativa que muita gente procura quando a grana está curta, as contas estão grandes ou um sonho vai ser realizado. No entanto, existem muitos mitos sobre empréstimo consignado espalhados por aí, o que pode confundir as pessoas.

O seguro morreu de velho, por isso é muito importante conhecer bem o que é esse benefício para se certificar que você não está se metendo numa furada, não é mesmo?

Em vez de ficar ouvindo lorota por aí, vamos esclarecer algumas das informações que sempre ouvimos sobre empréstimo consignado mas que não são verdade. Confere só:

“As taxas de juros de empréstimo consignado são caríssimas”

É comum a ideia equivocada de que toda alternativa para o empréstimo de dinheiro tem taxas muito altas e vai deixar você na mão. Não é verdade!

O empréstimo consignado é um benefício com uma das taxas mais atrativas do mercado. Já parou para comparar com o rotativo do cartão de crédito convencional e com o cheque especial? Muitas pessoas acabam recorrendo a alguma dessas modalidades, que possuem juros que chegam a 12% e 19% ao mês respectivamente, segundo o Banco Central.

O empréstimo consignado, em contrapartida, possui taxas que giram em torno de 2%. É uma baita diferença!

“Crédito consignado é só pra se você estiver desesperado com dívidas”

Existe também a ideia de que o empréstimo consignado como recurso quando você se descontrolou com as contas. No entanto, essa não é a única razão.

Segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 37% dos empréstimos consignados é feito para o pagamento de dívidas.

Logo em seguida, aparecem as contas básicas (como aluguel, condomínio, energia, telefone, internet e escola) com 21%. Outros tópicos que também ganham destaque são: compra ou troca de carro (16%), reforma de casa ou apartamento (14%), compra de mantimentos para casa (12%) e viagens (9%).

Viu só? Com planejamento financeiro, dá para utilizar um empréstimo consignado para aproveitar o lado bom da vida.

Ouça agora! Podcast: Benefícios para os aposentados

“Quem está com o nome sujo não pode contratar um empréstimo consignado”

Negativados realmente possuem diversas restrições. No entanto, isso não é uma negativa imediata para o empréstimo consignado.

Aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais, por exemplo, podem contratar o empréstimo consignado mesmo negativados e ter as parcelas descontadas diretamente no seu benefício ou contracheque. Assim, pagamento é garantido e você pode contar com os juros baixos mesmo com o nome sujo.
Com essa garantia, a instituição financeira deixa de consultar o SPC e o Serasa, solicitar comprovantes de renda e exigir avalistas.

“Só pode solicitar empréstimo no banco que você já tem conta”

Esse é um grande mito. Você pode contratar um empréstimo em qualquer instituição financeira, independente se você já tiver ou não uma conta aberta.

Pesquise bastante para ver qual oferece as condições mais vantajosas para você. Cada instituição financeira possui algumas definições próprias sobre a solicitação de empréstimos. Procure se informar diretamente na agência ou no site dessas empresas.

“Só dá pra solicitar um novo empréstimo consignado depois de quitar o anterior”

Não tem nada disso! Para fazer um novo empréstimo consignado, você só precisa de ter uma margem consignável disponível. Não importa quantos empréstimos você já tenha contratado.

A margem consignável assegura que empréstimos não comprometam mais do 35% da sua renda líquida. Desses, 30% é liberado para parcelas e os 5% restantes pode ser utilizado com um cartão de crédito consignado.

Por isso, sempre que houver alguma porcentagem livre, você pode utilizar para um novo financiamento. Por exemplo: toda vez que possui um reajuste no valor do benefício do INSS, uma margem extra é liberada para o empréstimo consignado. 

“Tem que tomar um chá de cadeira na fila de banco para contratar um empréstimo consignado”

Só de pensar no tempo de espera na fila de um banco, já dá aquele desânimo. Mas não precisa ser assim!

Hoje em dia, existem muitas instituições financeiras que facilitam e muito esse processo. Já ouviu falar nas fintechs?

As fintechs são empresas do mercado financeiro que inovam com o uso da tecnologia. Uma das principais facilidades é oferecer grande parte do seus serviços online.

Então, nada de tomar chá de cadeira! Já existem alternativas para você fazer um empréstimo no conforto do seu lar ou em qualquer outro lugar. Avalie o que é mais interessante para você!

“Contratar um empréstimo consignado pela internet é uma cilada”

Mesmo sabendo que existe a possibilidade de contratar um empréstimo consignado online, muita gente espalha no boca a boca que não é seguro. Não é bem assim!

Assim como em qualquer outro ambiente, é preciso ter cuidado e atenção, reparando em tudo, tim-tim por tim-tim. Veja algumas dicas:

  • veja se o site possui todas as informações de maneira clara, como CNPJ, endereço e canais de atendimento;
  • verifique se o site é seguro, com o símbolo de cadeado do lado do endereço (a URL);
  • evite colocar seus dados quando estiver usar redes de internet públicas pois são mais suscetíveis a invasões e falsificações;
  • desconfie de solicitações de depósitos para antecipar qualquer valor.

Quer saber mais sobre o Empréstimo Consignado? Acompanhe a Prestho

Viu só? Existem várias informações espalhadas por aí que são mitos. No blog da Prestho, sempre publicamos informações corretas e fresquinhas sobre diversos temas que são importantes para você: aposentadoria, estilo de vida, direitos do idoso, empréstimo consignado e muito mais.
Continue acompanhando o site e siga a Prestho nas redes sociais para não perder nenhuma novidade: Facebook e Instagram.

Ouça agora! Podcast: Benefícios para os aposentados